Atividade física antes e após a bariátrica: como é e por que fazer.

mulher fazendo atividade física com pequeno peso depois da bariátrica Dr. Luiz Gustavo Oliveira cirurgião bariátrico
Praticar atividade física é essencial para pessoas de qualquer faixa etária e com qualquer peso. Ela consegue auxiliar na prevenção de doenças e até na perda de medidas, inclusive para quem realizou ou ainda vai realizar a cirurgia bariátrica. Quer entender como os exercícios são benéficos para os pacientes que resolveram realizar esse procedimento? É só continuar lendo.

É indicado fazer exercícios antes da bariátrica?

Sim! E eles podem ser extremamente benéficos para o paciente que está prestes a se submeter à cirurgia. Começar a prática de atividades físicas é uma forma de dar início à mudança em hábitos de vida do indivíduo, que deve continuar após o procedimento. Os exercícios também melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, diminuindo o risco de complicações.
Obesos tendem a possuir a pressão arterial aumentada e outras doenças crônicas, como a diabetes. Adotar a prática de atividades físicas é uma forma de começar a controlar as patologias crônicas que poderiam aumentar o risco do procedimento. Até problemas sérios, como o excesso de gordura no fígado, conseguem melhorias através dos exercícios rotineiros.
Só é importante buscar orientação de um profissional adequado, especialmente quando existem problemas articulares relacionados ao sobrepeso. Patologias musculoesqueléticas, como osteoartrite, lombalgia e tendinites, não são um impedimento para a prática. Só é preciso realizar as atividades com o devido cuidado e seguindo as orientações médicas.

Quais são os benefícios da atividade física após a bariátrica?

Estudos mostraram que pessoas que praticaram atividade física após a cirurgia bariátrica conseguiram melhor quantidade de massa magra e até melhores resultados no emagrecimento. É importante dar ênfase em atividades que proporcionam ganho de força, mobilidade e flexibilidade para conseguir aumentar ainda mais a qualidade de vida no indivíduo após o procedimento.
Apesar dos exercícios serem necessários, ainda é essencial respeitar os limites impostos pelo cirurgião no período pós-operatório. As atividades são inseridas de maneira gradual na rotina do paciente para que o corpo se acostume. Iniciar com alguns minutos de caminhada diariamente é o suficiente para proporcionar uma mudança no estilo de vida.

Artigos Relacionado

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 Comentário

1. Maria disse:

Encontrei o Artigo por coincidência em uma pesquisa através
    do Google. Interessante artigo