Cirurgião do aparelho digestivo: quais as principais cirurgias feitas por esse profissional.

Facebook
Twitter
Pinterest
Homem com dor abdominal levando a mão à barriga - site Dr. Luiz Gustavo Oliveira Cirurgião Geral

O cirurgião do aparelho digestivo, denominado gastrocirurgião, é o profissional responsável por realizar cirurgias e exames relacionados ao sistema digestivo. Normalmente, ele participa do tratamento do paciente somente no momento da operação, seja ela indicada por ele ou encaminhada por outro médico.

Como o cirurgião do aparelho digestivo realiza os procedimentos?

O cirurgião do aparelho digestivo executa os procedimentos cirúrgicos, quando o paciente necessita de intervenções para tratar o seu sistema digestivo, ou seja, os órgãos que fazem a digestão dos alimentos, a absorção dos nutrientes necessários para sobreviver e a eliminação daquilo que já não tem mais utilidade para o seu organismo.

O aparelho digestivo estende-se da boca até o ânus e engloba órgãos como estômago, intestinos grosso e delgado, duodeno, fígado e faringe. Como essa é uma região bastante delicada, que abrange todo o abdômen do corpo humano, na maioria das vezes, as cirurgias do aparelho digestivo são feitas por meio de máquinas e equipamentos.

Um desses equipamentos é o laparoscópio, empregado em cirurgias conhecidas como videolaparoscopias. Ele é composto por um tubo que possui em sua ponta uma câmera e uma pinça ou algum outro recurso cirúrgico, permitindo que o gastrocirurgião desenvolva intervenções e tratamentos de forma menos invasiva.

Algumas das cirurgias mais usuais do sistema digestivo do corpo humano são as que tratam de condições como apendicites, gastrite, úlcera, hérnias, colites e diverticulite.

Determinados problemas do aparelho digestivo são solucionados por meio da cirurgia robótica. Nesse tipo de intervenção, o cirurgião opera um robô que o ajuda a ter mais precisão no movimento, evitando, por exemplo, possíveis tremores. Essas cirurgias são muito efetivas na hora de tratar áreas de difícil acesso, como o esôfago, que também integra o sistema digestivo. Elas representam um enorme avanço no campo das operações minimamente invasivas.

Cirurgião do aparelho digestivo preparando-se para uma cirurgia - site Dr. Luiz Gustavo Oliveira Cirurgião Geral

Principais intervenções feitas pelo gastrocirurgião

A seguir, estão os principais procedimentos que podem ser executados pelo cirurgião do aparelho digestivo.

Apendicectomia

Quando o apêndice inflama ou infecciona, é preciso realizar uma cirurgia de remoção, que é chamada de apendicectomia. Corresponde a um dos procedimentos mais comuns da especialidade.

Cirurgia oncológica

A cirurgia oncológica é viabilizada para retirar tumores cancerígenos, em especial, malignos, do sistema digestivo. Essa intervenção envolve também transplantes e remoção de órgãos. Trata-se de um dos tipos de cirurgias do aparelho digestivo mais complexos e demorados.

Cirurgia bariátrica, uma das campeãs de procura no consultório do cirurgião do aparelho digestivo

A cirurgia bariátrica, também chamada de gastroplastia, é um procedimento para reduzir o estômago, considerado um dos mais procurados no consultório do cirurgião plástico digestivo. É indicada para pacientes que apresentam os seguintes requisitos: IMC (Índice de Massa Corporal) entre 35 Kg/m² e 40 Kg/m² com comorbidades associadas à obesidade, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doença do refluxo gastroesofágico, osteoartrose de joelhos, de tornozelos e/ou de quadril, hérnias de disco, apneia do sono e depressão; ou IMC acima de 40 Kg/m², ou seja, com classificação de obesidade mórbida.

Essa técnica pode ser feita de várias maneiras, como com corte e remoção de parte do estômago, ou então com a inserção de anéis que evitam que o órgão se expanda.

O procedimento costuma ser bastante seguro, mas é imprescindível seguir os cuidados pós-cirúrgicos recomendados pelo gastrocirurgião, para evitar complicações e efeitos colaterais, bem como obter resultados mais eficazes, tanto em termos de perda de peso como de controle de doenças relacionadas.

Atualmente, os métodos de cirurgia bariátrica em alta são:

Sleeve: também conhecida como gastrectomia vertical ou gastrectomia em manga, essa técnica consiste na remoção da parte esquerda do estômago, fazendo com que ocorra uma diminuição da sua capacidade de armazenar comida.

• Bypass Gástrico: o estômago é reduzido com cortes ou grampos e é feita uma alteração no intestino, visando reconectá-lo à parte daquele órgão que irá permanecer funcional.

Cirurgia metabólica

A cirurgia metabólica costuma ser realizada em pacientes que não obtiveram êxito no combate a doenças associadas à obesidade, como o diabetes tipo 2, sendo, portanto, um procedimento mais voltado para o controle da progressão das doenças, quando remédios, dieta e exercícios não funcionam. Dessa forma, quem tem IMC entre 30 e 35 pode ser submetido à cirurgia metabólica, desde que seja comprovada a existência de comorbidades advindas da obesidade.

Esse procedimento – equiparado à bariátrica, mas com foco na remissão de doenças graves – tem a finalidade de evitar até mesmo que o paciente precise administrar medicação preventiva após a sua realização.

Cirurgia do refluxo gastroesofágico, uma das especialidades do cirurgião do aparelho digestivo

Essa cirurgia é indicada pelo cirurgião do aparelho digestivo, quando os pacientes que não obtêm sucesso com o tratamento do refluxo gastroesofágico com o uso de medicação, dieta específica e a mudança de hábitos.

O objetivo dessa técnica, que possui alta demanda, é reverter condições de defeito anatômico, lesões ou retirar tumores.

Cirurgia laparoscópica

Esse é um procedimento minimamente invasivo, que possibilita que o gastrocirurgião enxergue melhor o interior da cavidade abdominal. Várias incisões pequenas são feitas no paciente e um instrumento com uma câmera microscópica é inserido. Dessa maneira, o profissional pode realizar o procedimento com pinças e o auxílio de um robô.

Cirurgia de hérnia abdominal

Trata-se de uma intervenção que visa restituir a estrutura anatômica abdominal. É indicada para problemas de hérnias abdominais que surgem por motivos congênitos ou se desenvolvem a partir das camadas da parede do abdômen.

Cirurgia de vesícula biliar

Nessa cirurgia, ocorre a remoção completa da vesícula biliar. Equivale a uma intervenção de baixa complexidade, sendo recomendada para pacientes com vesícula inflamada, pedras na vesícula ou câncer na região.

Hemorroidectomia

Corresponde à cirurgia de hemorroidas, que acontece quando a inflamação não é tratada satisfatoriamente por indicações clínicas, sendo que os casos atendidos podem ser de alta ou baixa complexidade.

Importância de escolher um bom cirurgião do aparelho digestivo

Selecionar um cirurgião do aparelho digestivo experiente e qualificado, que acompanhe e passe segurança para o paciente e apresente as orientações do pré e do pós-cirúrgico, é algo com que todo paciente deve se preocupar. A boa escolha do especialista refletirá no alcance de melhores resultados com a intervenção.

Entre as características e habilidades esperadas desse profissional, estão:

• Apresentar sólido conhecimento de anatomia humana;

• Possuir certificados oficiais atestando a sua competência;

• Apresentar domínio da fisiopatologia gastroenterológica;

• Atuar em parceria com outros profissionais da saúde;

• Mostrar-se disposto a esclarecer todas as dúvidas e repassar as recomendações do pré-operatório e do pós-cirúrgico;

• Estar disponível, caso o paciente necessite de ajuda.

Além das habilidades acima, é interessante que o paciente busque depoimentos de outros pacientes, para saber se eles estão satisfeitos com o cirurgião e a intervenção realizada por ele.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress