A gastroplastia consiste em um procedimento cirúrgico, sendo indicado para pacientes que possuem obesidade mórbida. Conheça mais sobre o procedimento nesse artigo.
O que é gastroplastia?
A gastroplastia é uma cirurgia que trabalha com a alteração da forma do estômago de seu paciente. Nesse procedimento a capacidade do estômago em armazenar alimentos é reduzida com o uso de um grampeador cirúrgico através de pequenos cortes (menores que 1 cm) no abdômen.
Dessa forma, um estômago que apresenta a capacidade de 1,5 litros de armazenamento é reduzido para cerca de 40 ml enquanto vazio.
Como a gastroplastia é realizada?
O procedimento cirúrgico da gastroplastia é capaz de reduzir o estômago, realizando também um desvio do trânsito do intestino delgado a fim de reduzir a absorção de calorias.
Atualmente no Brasil, cerca de 20% da população é considerada obesa e a intervenção cirúrgica é uma ferramenta de grande importância para o tratamento de grande parte das pessoas obesas.
A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia ou aberta. Veja suas diferenças:
Procedimento aberto
- O paciente precisa permanecer internado por cerca de 3 a 4 dias na enfermaria;
- Incisão de 15cm a 30cm no abdômen;
- Tempo de repouso entre 30 a 60 dias para voltarem a suas atividades laborais.
Procedimento videolaparoscópico
- Período de internação do paciente de apenas 2 dias;
- São feitas de 5 a 6 incisões no abdômen de 0,5 cm a 1 cm para a introdução das cânulas;
- Liberação do paciente para retomar suas atividades entre 10 a 15 dias.
Dentre as vantagens do método videolaparoscópico em relação ao aberto, pode-se citar também a redução do risco de hérnias da parede abdominal, possíveis infecções da ferida cirúrgica, diminuição dos riscos de possíveis complicações pulmonares e redução da dor pós-operatória.
Tipos
As principais formas de fazer o procedimento são: Y de Roux e gastrectomia vertical.
Gastroplastia em Y de Roux (bypass gástrico)
Na gastroplastia em Y de Roux, conhecida também como bypass gástrico, o estômago é dividido na horizontal, tendo sua parte superior (por onde chegam os alimentos) diretamente ligada ao intestino delgado. Já a parte inferior do estômago (cerca de 90%) fica limitada apenas a produzir substâncias capazes de auxiliar na digestão.
O tamanho reduzido do estômago diminui o apetite e o desvio feito contribui para uma maior produção de hormônios ligados à saciedade, como por exemplo, a grelina.
A menor ingestão de alimentos e o aumento da saciedade é o que contribui para o emagrecimento, além de colaborar para o controle de diabetes e também de outras doenças, como a hipertensão arterial. A técnica é prioridade nos casos em que o paciente obeso é portador de diabetes do tipo 2 sem o controle da doença.
O bypass gástrico corresponde a cerca de 75% dos procedimentos e o paciente consegue perder cerca de 40% a 45% de seu peso inicial.
Gastrectomia vertical
Nesse tipo de procedimento, o estômago passa a ter a forma de um tubo. O órgão é dividido na posição vertical, tendo cerca de 80% de seu tamanho original reduzido. Uma porção do estômago responsável pela produção de hormônios relacionados à fome também é retirada.
A gastrectomia vertical é considerada uma técnica mais simples se comparada à técnica de bypass gástrico.
Sleeve
A gastrectomia vertical (sleeve) é praticada por via laparoscópica, transformando o estômago em um tubo com capacidade para 80 ml a 100 ml.
Na técnica o estômago é grampeado retirando a parte de grande curvatura sem intervir no intestino. A redução média de peso do paciente é cerca de 35% a 40% de seu peso inicial.
Benefícios da gastroplastia
Os benefícios da gastroplastia são inúmeros, destacando os seguintes:
Qualidade de vida e saúde
A perda de peso promovida pelo procedimento cirúrgico, em conjunto com os novos hábitos alimentares saudáveis e a rotina de exercícios eficazes são capazes de contribuir para a diminuição dos sintomas de diversas doenças e complicações.
Mente saudável
Os resultados obtidos com a gastroplastia contribuem para o bem-estar do paciente, capaz de impactar positivamente em toda a sua visão de mundo.
A obesidade está diretamente relacionada a problemas, como baixa autoestima, insegurança, ansiedade e até mesmo a depressão.
Esses fatores psicológicos são capazes de favorecer o surgimento ou agravamento da compulsão alimentar, contribuindo para um ciclo perigoso de ganho de peso descontrolado.
Entretanto, com a gastroplastia, torna-se possível colocar um ponto final em uma rotina de maus hábitos.
Carreira e relacionamentos
Pacientes com a qualidade de vida renovada passam a cogitar novas experiências e oportunidades, tanto no ramo profissional quanto na questão de hobbies e relacionamentos.
A melhora emocional e de qualidade de vida consequentes do emagrecimento são capazes de melhorar o desempenho do paciente até mesmo na execução de tarefas diárias.
A socialização é outro grande benefício da gastroplastia, podendo ocorrer um estreitamento dos laços com a família, colegas e amigos.
Aumento da disposição
Pacientes que passam pela gastroplastia se tornam mais ativos com o tempo, tendo mais disposição para a participação de atividades diárias. Muitos pacientes até começam a sentir prazer em praticar atividades físicas, o que antes parecia ser algo impossível de ser sentido.
As dores nas articulações também são reduzidas significativamente com a diminuição do peso. A pressão sobre os joelhos e quadril torna-se menor.
O risco de lesões também é reduzido. Todavia, caso o paciente já tenha sofrido alguma contusão, recomenda-se a busca de um médico especialista na área.
Fertilidade em alta!
Grande parte dos hormônios estão diretamente relacionados com os níveis de gordura corporal, por isso a gastroplastia é capaz de promover o aumento da fertilidade.
A gordura em excesso é capaz de gerar alterações hormonais que afetam a fertilidade, principalmente nos casos de mulheres obesas. Mulheres obesas passam a produzir uma maior quantidade de testosterona, resultando em aumento no risco de abortos espontâneos ou do desenvolvimento de síndrome dos ovários policísticos.
Equipe multidisciplinar para a gastroplastia
Para a gastroplastia é fundamental que o paciente mantenha o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar antes e após o procedimento cirúrgico. A equipe multidisciplinar pode contribuir com uma melhor qualidade de vida, garantindo a boa saúde e o alcance de resultados positivos desde o pós-operatório até ao longo prazo.