Em 1998, o Dr. Luiz Gustavo Oliveira, hoje cirurgião bariátrico, é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, fazendo sua residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal de Ipanema MS – RJ, de 1999 a 2002.
É Mestre em Cirurgia Abdominal pela UFRJ, tem título Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC, filiado à Associação Médica Brasileira – AMB e título de área de atuação em Videolaparoscopia e Cirurgia Bariátrica também pelo CBC/AMB. Além disso, é Fellow do the American College of Surgeons.
É Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM. Atualmente é o Diretor do Núcleo Central do CBC (gestão 2022-23), além de Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, capítulo RJ (gestão 2021-22).
O Dr. Luiz Gustavo e a cirurgia bariátrica
O Dr. Luiz Gustavo é Cirurgião Geral, com foco em cirurgia do aparelho digestivo, como cirurgias de hérnia e retirada de tumores cancerígenos de estômago e intestino, mas tem a cirurgia bariátrica e a cirurgia metabólica como focos principais. Possui vários anos de experiência nessa área fazendo bariátrica pelos métodos bypass e sleeve em centenas de pacientes de todo o Brasil, principalmente do Estado do Rio de Janeiro, onde atende em seu consultório.
O Dr. Luiz Gustavo realiza tanto cirurgia bariátrica por videolaparoscopia quanto cirurgia robótica, tendo nesta a sua principal especialidade, sendo um dos pioneiros no uso de robô para esse procedimento no País.
O Dr. Luiz entende a obesidade como uma doença e a cirurgia bariátrica como uma importante maneira de combater o problema para proporcionar saúde e mais qualidade de vida àqueles que sofrem com esta condição e já tentaram por muito anos solucioná-la sem sucesso, passando por desgastes físicos e emocionais durante essas tentativas.
CRM/RJ: 5266716-1. RQE: 25796
O Dr. Luiz Gustavo é um cirurgião bariátrico que utiliza as duas principais técnicas de bariátrica conhecidas, bypass gástrico e sleeve, para a redução de peso dos pacientes, oferecendo a bariátrica por videolaparoscopia e a cirurgia robótica, tanto para a realização desta quanto para a cirurgia metabólica, que tem como alvo a remissão de comorbidades associadas à obesidade.
A cirurgia bariátrica feita pela técnica bypass, talvez seja o tipo mais utilizado hoje em dia e é a principal técnica usada nas cirurgias metabólicas. O procedimento é feito grampeando-se parte do estômago para que o volume deste diminua, limitando sua capacidade de reter alimentos.
Depois de grampeado o estômago, liga-se o intestino delgado a este, criando-se um desvio por onde o alimento deve percorrer, permitindo-se a passagem de enzimas digestivas.
O procedimento é relativamente rápido, durando ao redor de 90 minutos, sendo que a internação pós-cirúrgica dura em média 24 horas.
Já no método sleeve gástrico ou gastrectomia vertical, secciona o estômago verticalmente, deixando-o em forma de tubo, removendo até 85% do tecido do estômago no procedimento.
Isso faz com que o paciente só consiga ingerir pequenas quantidades de alimento por refeição, numa quantidade muito menor a que ingeria antes, ocasionando uma grande perda de massa corpórea, que chega até 60% do seu excesso de peso.
Como o intestino não é feito nenhum desvio do intestino, quem realiza essa técnica sofre bem menos com problemas nutricionais. Todavia, a reposição nutricional e o acompanhamento da equipe multidisciplinar, continuam imprescindíveis.
A cirurgia metabólica utiliza as mesma técnicas da cirurgia bariátrica, mas difere desta em seu objetivo principal, que é o de tratar as doenças que estão associadas ou se originaram do sobrepeso do paciente.
Quadros de diabetes tipo 2 que não respondem bem ao tratamento clínico e de hipertensão de difícil remissão são alvos desse tipo de cirurgia e tem nela uma excelente ferramenta de combate.
Muitos pacientes que passam pelo procedimento controlam o diabetes de forma bem rápida, antes mesmo completar o tempo total de perda de peso. Muitos outros experimentam uma remissão completa de quadros de pressão alta, graças à enorme influência que a obesidade tem nesta doença.
A cirurgia robótica se utiliza de pequenas incisões no corpo, através das quais se introduzem os equipamentos cirúrgicos e a câmera que gera as imagens em 3D, que orientam o cirurgião e oferecem mais precisão aos movimentos do profissional.
O robô oferece mais precisão à técnica, mas tudo é operado pelo Dr. Luiz Gustavo, que controla os braços deste enquanto a cirurgia é realizada, diminuindo, assim, as chances de erro humano durante o procedimento.
É um dos tipos de cirurgia mais seguros que existe, por ser minimamente invasiva e causar um menor sangramento, com mínimo de danos ao corpo, levando a um pós-operatório mais tranquilo, com menos dor e menor tempo de internação.
O Dr. Luiz Gustavo, além de cirurgião bariátrico, também atua cirurgicamente em casos de hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia incisional, cirurgia de vesícula, hérnia de hiato, câncer do estômago, câncer do intestino, cirurgia para refluxo gastroesofágico e doença diverticular do intestino. Além de atuar em urgências, como apendicite, colecistite aguda (inflamação da vesícula), obstrução intestinal e outras do aparelho digestivo.
A hérnia epigástrica é uma condição abdominal que se manifesta na linha média, ou linha alba, entre o tórax e o umbigo. Assim, sua principal característica é a
A cirurgia de hérnia inguinal é o único tratamento eficaz para corrigir essa condição, que se manifesta na região da virilha e pode causar vários sintomas, como inchaço,
A compreensão da diástase abdominal requer uma análise profunda da estrutura do abdômen. Primeiramente, é importante saber que os músculos retos abdominais, que seguem verticalmente cada lado da parede
Rua Siqueira Campos, 30. Sala 1101/1102
Copacabana – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22031-072.
Tel: (21) 2235-3715
Whatsapp: 97892-4532
Horário de funcionamento do consultório:
De 9:00 às 19h, de segunda à sexta.
© 2022 Dr Luiz Gustavo Oliveira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por E-Clínica